Comece a cuidar dos seus joelhos

capa

Com a idade e a falta de cuidados, essa estrutura tão delicada que é o joelho fica ainda mais suscetível a lesões, torções ou desgastes.
Mas, se você começar já a cuidar dessa parte do corpo, poderá protegê-la e recuperá-la dos maus tratos. Uma ótima opção para começar é o alongamento e atividade física.

As maiores causas das dores no joelho são:

  1. Falta de exercícios físicos.
  2. Não respeitar seus limites nas atividades físicas e esportes. Se estiver sem condicionamento, comece com um treino leve e aumente gradualmente a intensidade e o tempo de duração.
  3. Modere o uso do salto alto e utilize calçados adequadas ao tipo de atividade física que for praticar.
  4. Fique de olho no sobrepeso. A sobrecarga ocasionada pelos quilinhos a mais castiga as articulações.
  5. Problemas na coluna e pisada errada. Seu joelho fica desalinhado e sofre com a sobrecarga.

Como manter-se longe das lesões no joelho?

– escolher exercícios adequados para o nível de condicionamento e idade;

– realizar um bom alongamento;

– começar com treinamento leve. Fortalecendo principalmente os músculos das pernas (quadríceps, isquiotibiais, adutores e abdutores).

Algumas atividades físicas abusam mais dos joelhos porque são mais recrutados em atividades que ocorrem paradas bruscas, saltos, mudança de direção repentina, flexão e rotação. Como futebol, corrida, ciclismo, tênis.

O exemplo bem claro da corrida. Não adianta querer correr logo de uma vez. O recomendado é começar pela caminhada e evoluir progressivamente até a corrida. Superar limites é sempre uma conquista para quem pratica atividades físicas, mas é preciso zelar pela saúde e não exigir demais do corpo.

Com a realização de alongamento muscular, aquecimento da articulação com exercícios dinâmicos e funcionais, fortalecimento muscular, execução correta dos movimentos e amplitude certa podemos proteger e evitar lesões futuras. Afinal, toda a atividade física dever ser feita com critério e acompanhando as características individuais de cada um.