Dores no punho x Síndrome do túnel do carpo

dores no punho

A região do punho por onde os nervos chegam até a mão é chamada de túnel carpal. Esse túnel normalmente é estreito, de modo que qualquer edema pode comprimir o nervo e causar dor, dormência, formigamento ou fraqueza – sintomas da síndrome do túnel do carpo.

 

A principal causa da síndrome do túnel do carpo é a Lesão do Esforço Repetitivo (LER), gerada por movimentos repetitivos, como digitar ou tocar instrumentos musicais. Existem também causas traumáticas (a exemplo de quedas e fraturas), inflamatórias (artrite reumatoide), hormonais e medicamentosas.

 

Vários fatores têm sido associados à síndrome. Embora por si só não sejam capazes de causar a doença, esses fatores podem aumentar suas chances de desenvolver ou agravar lesão do nervo mediano. Estes incluem:

 

– Fatores anatômicos: A fratura de punho ou deslocamento que altera o espaço dentro do túnel do carpo podem criar uma pressão estranha sobre o nervo mediano. Pessoas com túneis do carpo menores podem ser mais propensas a ter síndrome do túnel do carpo.

 

– Sexo: A síndrome do túnel do carpo é geralmente mais comum em pessoas do sexo feminino. Isso pode ser porque a área do túnel do carpo é relativamente menor do que em homens, e pode haver menos espaço para erro.

 

– Condições prejudiciais ao nervo: Algumas doenças crônicas, como diabetes, aumentam o risco de danos aos nervos, incluindo danos ao mediano.

 

– Inflamação nas articulações: Doenças que são caracterizadas por inflamação nas articulações, tais como artrite reumatoide, podem afetar os tendões em seu pulso, exercendo pressão sobre o nervo mediano.

 

– Alterações no equilíbrio dos fluidos corporais: A retenção de líquidos, comum durante a gravidez ou a menopausa, pode aumentar a pressão dentro do seu túnel do carpo, irritando o nervo mediano. A síndrome do túnel do carpo associada à gravidez geralmente desaparece espontaneamente após a gravidez.

 

– Outras condições médicas: Certas condições, como menopausa, obesidade, distúrbios da tireoide e insuficiência renal.

 

– Local de trabalho: É possível que o trabalho com ferramentas vibratórias ou em uma linha de montagem que exige flexão prolongada ou repetitiva do pulso possa criar uma pressão prejudicial sobre o nervo mediano, ou piorar lesão do nervo existente. Muito tempo digitando sem ter o devido apoio, são as causas mais comuns.

 

 

SINAIS E SINTOMAS DA SÍNDROME DO CARPO

 

  • Dormência ou formigamento do polegar e dos dois ou três dedos seguintes, de uma ou de ambas as mãos
  • Dormência ou formigamento da palma da mão
  • Dor que se estende até o cotovelo
  • Dor no punho ou na mão, de um ou dos dois lados
  • Problemas com movimentos finos dos dedos (coordenação) em uma ou ambas as mãos
  • Desgaste do músculo sob o polegar (em casos avançados ou de longa duração)
  • Movimento de pinça débil ou dificuldade para carregar bolsas (uma queixa comum)
  • Fraqueza em uma ou ambas as mãos.

 

 

TRATAMENTO DA SÍNDROME DO TÚNEL DO CARPO

 

O tratamento para a síndrome do túnel do carpo leva em conta principalmente a gravidade da doença. Se for leve, indica-se a colocação de uma órtese para imobilizar o pulso e o uso de anti-inflamatório. Se não houver melhora, aplica-se cortisona dentro do canal do carpo. Incluindo o trabalho de alongamento e fortalecimento, mais com alguns cuidados na execução. Sempre busque seu instrutor de ginástica laboral, pois ele poderá te orientar sobre os cuidados necessários.

 

Esgotadas as possibilidades de tratamento clínico, é indicada a cirurgia: a liberação do túnel carpal. Este é um procedimento cirúrgico que corta o ligamento que está pressionando o nervo. A cirurgia é bem-sucedida na maioria das vezes, mas depende de por quanto tempo o nervo foi comprimido e também da gravidade dessa compressão.

 

 

Algumas medidas podem ser adotadas para ajudar a aliviar os sintomas, ainda que temporariamente:

 

– Faça pausas rápidas de atividades repetitivas envolvendo o uso de suas mãos

– Gire os pulsos e esticar as palmas das mãos e dedos

– Tome um analgésico vendido sem receita médica para reduzir a dor

– Usar uma tala de pulso durante a noite. A tala deve ser confortável e não muito apertadas

– Evite dormir em suas mãos para ajudar a aliviar a dor ou dormência nas mãos e punhos

 

Se a dor, dormência ou fraqueza persistir, consulte um médico.

 

 

PREVENÇÃO

 

Evite ou reduza o número de movimentos repetitivos do punho sempre que possível. Use ferramentas ou equipamentos que tenham sido projetados corretamente para reduzir o risco de danos ao punho.

 

Utensílios ergonômicos como teclados em duas partes, bandejas de teclado, apoios para digitar e férulas para o punho podem ser usados para melhorar a postura do punho ao digitar. Faça pausas frequentes ao digitar e sempre pare se sentir formigamento ou dor.

Os profissionais da Hazan são preparados para orientar seus alunos e apresentar adaptações que atenda as características individuais, e assim todos os colaboradores podem participar das aulas.