Você sabe o que é escoliose?

coluna-vertebral

A coluna vertebral possui 3 tipos de curvas: a lordose, a cifose e a escoliose . A lordose é presente na coluna cervical e na coluna lombar e a cifose é presente na coluna torácica. A presença dessas duas curvas é normal nesses níveis acima, fazendo parte das curvaturas normais da coluna. Apenas em casos em que a lordose e a cifose aparecem em grau aumentado é que são consideradas anormais e devem ser investigadas. Há vários tipos de escoliose, sendo a mais frequente a do adolescente, sobre a qual se refere este texto.

 

Scoliosis of the spine, artwork

A escoliose é uma curva sempre anormal na coluna vertebral. Esse tipo de curva aparece no plano coronal, isso é, aparece quando olhamos a pessoa ou “de frente” ou “de costas”, diferentemente da lordose e cifose, que são vistas quando olhamos a pessoa “de lado”.

 

A escoliose é muito mais freqüente em meninas do que em meninos (cerca de 6 vezes). Ela não possui origem conhecida, mas sabe-se que é devida a uma malformação nas cartilagens de crescimento das vértebras. É http://viagrabuynow.com/what-is-libido-in-men-causes-of-its-decline-and-some-approaches-of-its-increasing/ por esse motivo que o diagnóstico é realizado geralmente na adolescência, quando ocorre o período de maior crescimento.

 

Nos conte se você tem sentido dores nas costas! Podemos dar algumas sugestões de exercícios.