Você tem contraído o abdomen durante os exercícios na ginástica laboral?

contrair abdomen

 

Na ginástica laboral a professora sempre pede aos participantes que devem manter o abdômen contraído, que “sugue o umbigo”, que “sinta a barriga achatar” e que “não deixe a barriga estufar”, mas afinal, para que servem os músculos abdominais? Por que precisamos mantê-los contraídos? O que eles fazem?

 

Conheça a estrutura abdominal e veja sua função

A “parede” abdominal se divide em quatro camadas formadas por diferentes músculos: a camada mais externa é formada pelo músculo reto abdominal, logo abaixo temos o músculo oblíquo externo, seguido de uma camada do músculo oblíquo Interno, e mais profundamente temos uma camada do músculo transverso do abdômen.

 

A14

O reto do abdômen tem a função de flexionar o tronco. Suas fibras correm verticalmente, de cima para baixo.

 

Os músculos oblíquos auxiliam na flexão e a rotação do tronco.

 

A camada mais interna é a do músculo transverso do abdômen e sua função é sustentar e comprimir o conteúdo da cavidade abdominal. Acionando a postura correta e proteger a coluna.

 

A importância de manter o abdômen contraído

 

A musculatura abdominal serve para realizar alguns movimentos de tronco, para segurar os órgãos na região abdominal e para estabilizar a coluna enquanto o quadril e os membros se movem. Por essa função estabilizadora da coluna, precisamos manter o abdômen contraído durante os exercícios e nas atividades do dia a dia, para não sobrecarregar e tencionar a região lombar, sacroilíaca e um melhor posicionamento da caixa torácica, dessa forma, com uma boa ação dos músculos abdominais temos uma melhora da postura e ativação muscular adquirindo o fortalecimento necessário para essa segurança.