Trabalho, trânsito, família, amigos, compromissos e uma rotina a mil por hora. Desse jeito, não dá, quando você percebe já está com o pensamento desorganizado, se sente agitado e a preocupação se torna constante em sua mente, pois a ansiedade tomou conta!
Nessas horas, muitos costumam aconselhar para você ter calma, contar até três e respirar bem fundo… E não é que quem diz isso tem razão?
A inspiração está mais conectada com o lado ativo do sistema nervoso autônomo, chamado simpático, enquanto a expiração está mais conectada com o lado calmante do sistema nervoso autônomo chamado parassimpático.
A respiração pode ajudar nesses momentos de duas formas. A primeira é fisiológica, já que o estado de ansiedade ativa áreas do cérebro que estimulam a hiperventilação, ou seja, inalamos o ar com mais rapidez e de forma mais rasa, e o esforço consciente para mudar isso ajuda a acalmar, pois o organismo volta a seu equilíbrio. Outro ponto está no fato do indivíduo, ao tornar sua respiração consciente, traz sua atenção ao momento presente. Com isso o estado de ansiedade tende a ser minimizado e você tem mais controle das suas ações.
Os professores da Hazan deixaram algumas dicas para melhorar a respiração, por ordem no corpo e mandar a ansiedade embora.
– Respirar usando a musculatura do diafragma, ou seja, movimentando o abdômen e não o tórax.
– Deixar a saída do ar durar um tempo maior do que a entrada.
– Alternar a respiração pelas narinas de forma individual. Você inspira por uma e expira por outra, usando o dedo indicador para tampar uma delas. Depois, a narina que soltou o ar deve ser usada para puxá-lo, alternando a ordem em cada momento.
Agora chegou a hora de treinar! Se tiver dúvidas peça auxílio para seu professor de ginástica laboral.