Pilates nas aulas de ginástica laboral alinhando sua coluna

postura incorreta

 

A ginástica laboral tem sido adotada nas empresas com o objetivo principal de prevenir as lesões por esforço repetitivo (LER), possibilitando mais qualidade de vida aos colaboradores. A Hazan – Instituto da Saúde, adapta o método Pilates para a realidade das empresas, buscando auxiliar seus colaboradores na melhoria da percepção corporal, assim reeducando a postura e movimentos durante a jornada de trabalho, minimizando a sobrecarga que leva às lesões.

 

Analisando as desvantagens da postura sentada, percebe-se a necessidade de um programa de ginástica laboral compensatória, que trabalhe com o alongamento, o fortalecimento do centro do corpo e a estabilidade da coluna, a organização da cabeça, do pescoço e dos ombros, além da mobilização da coluna em extensão para reverter o padrão flexor, comum no dia a dia do trabalho.

 

O pilates atua principalmente:

 

– Nos princípios da respiração


Inspirar profundamente levando todo o ar para os pulmões e expirar tentando esvaziá-los completamente. Enquanto pratica a respiração, a caixa torácica se expande e esvazia, fazendo com que haja trabalho muscular na região central do corpo, inclusive abdômen.

 

 

Este trabalho de respiração ameniza o estresse, ansiedade, cansaço e melhora a disposição do colaborador.


– Orientação postural da pelve e coluna neutra


Quando estiver na posição sentado, a pelve, região do quadril, deve estar em um posição neutra, acompanhando a coluna em uma linha reta. Quem passa muito tempo sentado, costuma deixar o quadril mais a frente da cadeira e assim curvando a região lombar. O que causa um pressão excessiva e consequentemente dores na lombar.

 

Os movimentos que trabalham está região, fortalecem e alongam a musculatura lombar e glúteos, diminuindo a pressão lombar, alinhando coluna e quadril, e prevenindo uma futura hérnia de disco.

 

– Orientação postural da cabeça e ombros 


Tanto na posição sentado como em pé, é preciso alinhar a cabeça e ombros.

 

Qualquer movimento com a cabeça deve se recrutar o tronco, amenizando torções excessivas e bruscas do pescoço. Evitando as dores de mal jeito, torcicolos, tensão nos ombros.

 

Quando os ombros estão em posição inadequada, retraídos para frente ou suportam excesso de peso, fazem com que a região cervical sofra um desalinhamento, causando a postura errada, dores atras do pescoço, formigamentos nos braços e até mesmo lesões graves. Os ombros devem estar alinhados para traz, de forma de que a cabeça segue a coluna em uma linha reta.

 

A região cervical também acumula muita tensão emocional. Alongar as musculaturas do pescoço, trapézio e ombros, melhoram a circulação sanguínea e relaxam.


– Mobilização e estabilização da coluna

 

Exercícios que estimulam a flexibilidade e alongamento de tronco, causam maior percepção corporal para que o colaborador observe sua postura durante as tarefas de trabalho e perceba as correções necessárias.

 

Esta metodologia é integrada ao planejamento das aulas de ginástica laboral tornando as aulas mais atrativas, tendo maior participação dos colaboradores, estimulando a prática da atividade física fora do horário de trabalho.