As dores musculares, como o próprio nome já diz, são dores que afetam os músculos, podendo ser localizadas ou disseminadas por todo o corpo. As causas podem ser diversas, como trauma ou choque, reumatismo, contusões, mudança de temperatura, excesso de sobrecarga muscular, esforço físico intenso, má postura, etc.
As dores podem por vezes ser tão intensas que prejudicam as atividades diárias. O tratamento pode ser feito com alongamentos, relaxantes musculares e analgésicos. É também possível aplicar compressa de gelo, repousar, comprimir o local afetado e elevar o músculo dolorido. É aconselhável que procure um médico se a dor muscular persistir por mais de 3 dias. Para evitar a mialgia, alguns cuidados são necessários como alongamento e aquecimento antes e depois dos exercícios, respeitar o limite de sua força e também evitar posições desconfortáveis. A ginástica laboral tem função importante para preparar o colaborador nas suas atividades laborais e assim, melhorar o condicionamento do colaborador.
Vale lembrar que a dor é um mecanismo de autoproteção do corpo, uma espécie de alerta para a possibilidade de surgirem lesões. Diante de estímulos químicos, térmicos ou mecânicos, as terminações nervosas “avisam” ao organismo que há o risco de o músculo ser danificado.
A dor muscular pode ser classificada em 3 estágios:
– Leve: rigidez no movimento. Dor moderada. Duração dos sintomas: alguns dias.
– Moderada: dor moderada, músculo é mais afetado. Duração dos sintomas: 1 a 3 semanas.
– Grave: musculo muito afetado, com possível hemorragia interna e uma grande inflamação. Esta é uma emergência médica.
Prevenção
– Faça sessões regulares de alongamento;
– Tonifique os músculos com exercícios de força;
– Aqueça-se antes de fazer grandes esforços;
– Beba muita água;
– Tenha uma boa alimentação;
– Não ultrapassar o limite de sua força;
– Sente-se confortavelmente durante o trabalho;
– Mantenha as costas retas e abdômen contraído;
– Alongue os músculos após esforços;
– Dê ao seu corpo tempo suficiente para descansar.