Seu corpo está falando primeiro que você

Body-Language-interview

Muito de como nos comunicamos com os outros é não-verbal e sim como nosso corpo se posiciona. Nós mandamos mensagens sobre como nos sentimos sem ser necessário falar, usando nossa postura corporal, movimentos expressões faciais. Jogos e atividades realizados na aula de ginástica laboral, em que a comunicação não-verbal é imprescindível ajudam os participantes a focar na linguagem corporal e aprender a se comunicar de forma mais efetiva e sem falar.

 

De forma geral, quando pensamos em comunicação, damos maior importância à verbalização. Parece que as palavras expressas têm uma concretude que não nos escapa à consciência. No entanto, existem outras dimensões comunicativas que são importantes para a compreensão dos fenômenos da linguagem, dos processos psicológicos e da interação entre os seres humanos.

 

A comunicação não verbal pode parecer abstrata, misteriosa e dependente de um complexo processo interpretativo. Entretanto, as pesquisas científicas atuais evidenciam que o seu uso competente é tão ou mais importante de que o domínio da linguagem verbal.

 

É difícil ter plena consciência de sua expressão, uma vez que muitas de suas manifestações estão ligadas ao funcionamento do nosso Sistema Nervoso Autônomo.

 

Se considerarmos que a compreensão da fala é apenas uma parte do processo comunicativo, torna-se possível entender que expressões e manifestações corporais são elementos essenciais em um processo mais amplo.

 

Os quatro principais campos de estudo da comunicação não verbal

 

Os campos de estudo da comunicação não verbal são variados e envolvem todas as manifestações de comportamento não expressas por palavras: os gestos; expressões faciais; orientações do corpo; as posturas; a aparência física; a relação de distância entre os indivíduos; a modulação da voz e, até mesmo, a organização dos objetos no espaço.

 

A comunicação não verbal se divide em quatro principais áreas ou campos de estudo:

  • Proxêmica;
  • Estudo da aparência física;
  • Paralinguagem;
  • Cinésica.

 

proxêmica estuda como os seres humanos se organizam no espaço. Somos animais territoriais, então nossas salas, nossos objetos podem ser dispostos e utilizados de forma a comunicar significados. Quem já não encarou uma mesa de um chefe que a utilizava como uma “trincheira”?

O estudo da aparência física na comunicação não verbal avalia o impacto, a impressão que as características físicas causam no observador.Não é traçada nenhuma relação com a personalidade da pessoa que detém as características que estão sendo observadas.

A paralinguagem estuda como as caraterísticas sonoras da voz podem influenciar o significado. Volume, tonalidade, velocidade, inserção de pausas e ruídos  influenciam e alteram os significados do que falamos.

Por fim, a cinésica estuda tudo que tem movimento como as expressões faciais, postura, posições e gestos.

Percebeu como esse campo é muito grande e o que costumamos chamar genericamente de linguagem corporal é muito mais amplo e envolve muitas outras dimensões?