A contribuição da Hazan para a história da Ginástica Laboral

Alongamentos no trabalho

 

Os primeiros registros da prática de Ginástica laboral ocorreram na Polônia em 1925, inicialmente denominada “ginástica de pausa”. A prática começou na indústria com o objetivo de dar repouso ativo aos operários, por alguns períodos durante sua jornada de trabalho. Nos anos 60, expandiu para outros países como Bulgária, Alemanha, Suécia e no Japão, onde passou a ser chamada de “Ginástica Laboral” e feita a consolidação e obrigatoriedade da atividade nas empresas.

 

No Brasil, em 1973, a Escola de Educação Física da Federação dos Estabelecimentos de Ensino de Novo Hamburgo/RS (FEEVALE), foi a pioneira da Ginástica Laboral com o “Projeto Educação Física Compensatória e Recreação”, que foi elaborado a partir de proposta de exercícios físicos baseados em análises biomecânicas. Em parceria com a FEEVALE, em 1978, o SESI/RS desenvolveu o “Projeto Ginástica Laboral Compensatória” e assim expandir os serviços para demais empresas.

 

Em 2006, surge a HAZAN – Instituto da Saúde, atuando no ramo da ginástica laboral na busca de incentivar o gosto pelas atividades físicas nas empresas, trazendo harmonia e saúde mental para o ambiente. Nosso trabalho vai muito além dos 15 minutos de atividades físicas e mentais diárias que proporcionamos aos colaboradores.

Pensando na saúde geral dos colaboradores, desenvolvemos outros projetos integrados a ginástica laboral, como:

 

LABORAL ZEN (MEDITAÇÃO NO TRABALHO)

Proporciona uma redução no nível do estresse, diminuição dos conflitos emocionais e das atitudes mentais prejudiciais, maior poder de focalização e de análise de situações, maior percepção das competências e talentos.

 

PILATES EMPRESARIAL

O Pilates é um sistema de movimentos que trabalha a mente e o corpo de maneira geral. Ele pode ser adaptado para todos os níveis de condicionamento, idade e tipos físicos.

 

SHIATSU EXPRESS

Shiatsu é uma técnica de origem japonesa e significa “pressão com os dedos“. Consiste em estimular os meridianos promovendo e liberando energia dos pontos que estão bloqueados. Com estes pontos bloqueados surgem facilmente doenças e desequilíbrios.

 

GINÁSTICA DO CÉREBRO

São realizados uma série de exercícios mentais, como se fosse uma “Neuro-aeróbica”. São exercícios que ajudam a desenvolver habilidades motoras e mentais que não costumamos ter em nosso dia a dia.

 

SIPAT

A SIPAT busca através de Palestras, gincanas, sorteios de brindes, dinâmicas e atividades motivacionais, desenvolver a consciência e orientar o trabalhador sobre a importância da prevenção de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais, assim como a qualidade de vida pela manutenção da saúde física e emocional.

 

COACHING EMPRESARIAL

Coaching Empresarial é uma metodologia científica criada para auxiliar profissionais, departamentos e empresas, de qualquer área de atuação, a maximizar seus resultados com base na elevação de seus próprios recursos técnicos e emocionais.

 

THAI CHI CHUAN

É uma arte marcial de origem chinesa. Seu estilo é suave, e favorece o relaxamento muscular, ao contrário da maioria das artes marciais, que tem como objetivo a agilidade e a maior tensão dos músculos. O Tai Chi Chuan pode ser considerado uma meditação em movimento.

 

LIANLONG

O Liangong em 18 Terapias é uma prática corporal da Medicina Tradicional Chinesa. A elaboração do Liangong nasceu com a motivação do Dr. Zhuang em oferecer às pessoas uma técnica de auto-cuidado através de exercícios de simples e prazerosa execução.

 

Nossa missão, acima de tudo, é despertar a percepção do próprio corpo, a atenção aos próprios movimentos e a relação do corpo com o espaço que ele ocupa, com seus músculos e articulações. Incluindo parcerias com outras áreas da saúde.