A percepção corporal no ambiente de trabalho

Consciência corporal

Consciência corporal é um termo autoexplicativo que significa tomar consciência do corpo e prestar atenção aos próprios movimentos e a relação dele com o espaço que ele ocupa.

 

Comunicamo-nos com o mundo externo através dos cinco sentidos (visão, audição, olfato, paladar e tato), sempre recebendo estímulos e processando-os na mente. A comunicação com o mundo interno não é muito diferente, também recebemos estímulos que são feitos através das terminações nervosas presentes em músculos, articulações e órgãos.
Quando há algo errado com nosso corpo, ele costuma nos enviar sinais de alerta nos quais muitas vezes não prestamos atenção porque não tomamos conhecimento de como ele funciona. Muitas causas estão por trás dos bloqueios de percepção corporal na realização das tarefas do dia a dia.

 

No trabalho de um designer, por exemplo, ele fica muito tempo sentado e recruta o mesmo braço para realizar os comandos do mouse e teclado. No momento que ele realiza a sua tarefa, é preciso observar como seu punho e braço estão apoiados durante essa manipulação do mouse, além de verificar sua cervical e lombar, que muitas vezes vão se curvando e retraindo durante o tempo de trabalho. Essa percepção corporal deve acontecer constantemente para não ocorrer futuras lesões e evitar as dores na lombar, pescoço, punho e ombro no final do dia.

 

Vou falar de outra maneira, pois acho que você vai se identificar: Já te disseram alguma vez que o nosso corpo fala? Então, ele fala mesmo! Nós é que, de tão atarefados não paramos para ouvir o que ele tem a nos dizer, e eu garanto, seu corpo fala com você o tempo todo: ” endireita a minha coluna, estou todo torto”, ” levanta dessa cadeira que não aguento mais ficar tanto tempo nesta posição”, ” relaxa meus ombros e trapézios, não sei porque tensioná-los tanto!”…

 

É nessa hora que entra um dos grandes benefícios da ginástica laboral na empresa, pois com a  a prática de alongamentos direcionados, os colaboradores começam a criar consciência corporal, aprendem a conhecer e perceber melhor o seu corpo, suas dificuldades e necessidades, aliviando desta forma as tensões musculares do dia-a-dia e aumentando a produtividade, pois corpo sem dor é mais produtivo,  além claro, de trabalharem com muito mais disposição e felizes.

 

Os benefícios da consciência corporal

 

Quando tomamos consciência dos movimentos que o nosso corpo executa e nos concentramos nestes movimentos, eles se tornam mais corretos e não desperdiçamos energia. É importante entender o que ele é capaz de fazer e quais são as suas limitações.

 

Vivemos muito tempo sentados: uma boa dica é apoiar sempre os pés no chão, mantendo o ângulo dos joelhos em 90°, assim como o do quadril, e prestar atenção para que esse ângulo não diminua e você não acabe curvado. Além de posições incorretas, suportamos pesos excessivos, realizamos movimentos bruscos e incorretos o que facilita e acaba piorando a percepção corporal. Os aspectos emocionais também estão evolvidos na consciência corporal: um sujeito reprimido por questões morais ou com baixa autoestima acaba tendo reflexos no corpo, tornando-se retraído, o que se reflete principalmente na postura curvada e, consequentemente nas dores cervicais.

 

Muitas doenças ocupacionais surgem do fato de levarmos o corpo além do que ele é capaz. Conhecer e respeitar os limites não apenas evitam doenças, como também mostram que alguns exercícios físicos e funções no trabalho, requerem mais atenção na sua forma de execução.

 

Tomando consciência do corpo, despertamos ferramentas internas para o combate de males e para o desenvolvimento de posturas e atitudes que melhoram nossa qualidade de vida e até mesmo nosso relacionamento interpessoal.

 

Ao nos concentrarmos exclusivamente no corpo e em seus processos, somos capazes de perceber as conexões entre mente e físico. Portanto, ter consciência corporal pode ser uma arma poderosa para deixar vir à tona inimigos como tensões, preocupações e estresse que estejam causando mal ao nosso corpo e assim, tomar medidas de relaxamento para evitar doenças ocupacionais.

 

Como aumentar a consciência corporal?

 

Pessoas que fazem exercícios físicos interagem mais com o próprio corpo e tendem a conhecê-lo melhor, entretanto algumas práticas associadas tendem a ser mais eficazes:

 

  1. Ginástica Laboral

As sessões de ginástica laboral abordam vários temas como o alongamento, respiração, equilíbrio, flexibilidade, exercícios unilaterais e coordenação que desenvolvem o conhecimento corporal e sua ocupação no espaço.

 

  1. Massagem

A técnica de massagem tem foco no alívio das tensões através do relaxamento orientado pelo toque.

 

  1. Pilates

O alemão Joseph Pilates criou uma atividade física baseada em técnicas de respiração, concentração e controle de movimentos, num processo que promete reeducar posturas, aumentar a flexibilidade e promover maior consciência corporal.

 

  1. Ioga

A ioga originou-se na Índia e está relacionada a práticas meditativas através de determinadas posturas e do controle da respiração. Existem inúmeras linhas diferentes nesta prática, algumas mais vigorosas que propõem o fortalecimento dos músculos como o Hatha Ioga, outras mais focadas em relaxamento e controle da respiração como o Ashtanga Vinyasa Ioga.

 

A posição e movimentação de nosso corpo deve ser observada constantemente. Avaliar a postura durante a execução das tarefas do trabalho, manter abdômen contraído, realizar a respiração correta, alinhar a coluna na cadeira ou em pé,  pois identificar seu corpo no espaço e assim estimular seus pontos fortes e amenizar ou corrigir pontos fracos para uma qualidade de vida no trabalho.