Como anda o peso de sua bolsa?

bolsa-pode-provocar-assimetrias-da-coluna_OK

Vamos fazer uma inspeção nas bolsas femininas para ter certeza que “uma mulher prevenida vale por duas”! É possível encontrar celular, carregador, agenda, caneta, chaves, nécessaire, guarda-chuva, óculos de sol, trocas de roupas, marmita, lanchinho e muito mais. Se, por um lado, toda essa prevenção pode salvar de algum aperto, por outro, representa um verdadeiro perigo à saúde. O peso da bolsa sobre músculos, tendões, nervos e articulações pode causar dores e inflamações que, com o passar do tempo, tornam-se mais severas. E na tentativa de equilibrar a carga, a pessoa acaba se curvando ou pendendo o corpo para um dos lados. Isso gera vícios posturais e tende a acentuar desvios já existentes, como escoliose e lordose.

 

Conheça os maiores pontos de dor e entenda o que acontece

 

Pescoço – 11% – Quando adotamos uma postura incorreta, os músculos do pescoço ficam tensos e doloridos. O incômodo pode se estender para outras regiões, como a cabeça: é a chamada cefaleia tensional.

Ombros – 65% – O excesso de peso sobrecarrega a musculatura e as articulações da região, causando processos inflamatórios e, em casos mais graves, até artrose.

Braços – 2% – Entre o pescoço e os ombros há um complexo de nervos que irradiam para os braços. Quando o peso da bolsa comprime esses nervos, pode gerar inflamações, dormência e formigamentos.

Costas – 22% – As dores nessa região são causadas, principalmente, pela postura inadequada ao carregar peso. O corpo se reorganiza procurando equilibrá-lo, mas, quase sempre, um dos lados é mais exigido.

 

Não são apenas o tamanho e o peso da sua bolsa os responsáveis pelos prejuízos à saúde do corpo. O jeito de carregá-la e de se posicionar quando está com ela a tiracolo também fazem toda a diferença. Proteja-se das dores adotando estas posturas simples no dia a dia:
– Use os ombros para carregar a bolsa, pois eles contam com um bom suporte muscular. Não dobre o braço para segurar a alça sobre o ombro, assim você preserva cotovelos e punhos.

– Levá-la na transversal é uma boa pedida, há uma melhor distribuição do peso. Caso prefira os modelos que são usados de um lado só, opte por aqueles com alças mais grossas e não tão longas.

– Deixe a coluna reta, o queixo paralelo ao chão, os braços relaxados acompanhando o balanço do corpo. Contrair os músculos do abdomen ajuda, já que estabiliza a coluna.

– A mania de carregar a bolsa no mesmo ombro sobrecarrega os músculos da região e pode causar dores e desvios de postura. Por isso, troque-a de lado várias vezes durante o trajeto.

 

Dicas para emagrecer sua bolsa

 

A bolsa ideal deve conter, em http://viagrabuynow.com/ média, 5% do peso de quem a utiliza. Extrapolar essa margem significa ficar exposta a riscos.
Evite carregar muitas moedas, tente trocá-las por notas. Os comércios também agradecem.

 

Agende um dia da semana para rever cupons, comprovantes de pagamento, correspondências. Descarte os com validade expirada e guarde os que são necessários em pastas em sua casa. Chega de levar estes papéis para baixo e pra cima.

 

Reveja seu chaveiro. O acessório não precisa ser grande ou pesado. Vale também dar uma geral no seu molho de chaves e carregar diariamente apenas as que são indispensáveis.

 

Escolha versões menores dos produtos de maquiagem. A mesma regra vale para os itens de higiene bucal e para o perfume, que deve ser colocado num pequeno frasco.

 

Evite colocar cadernos e livros dentro da bolsa. O ideal é levá-los na mão, acomodados em uma pasta ou mochilas. Assim, você consegue equilibrar o peso entre os ombros e os braços.

 

Tente planejar o que vai carregar na bolsa no dia seguinte. Dê uma olhada na sua agenda antes de sair de casa, é uma forma de saber o que pode ou não ser descartado.

 

Hábitos de hoje, podem definir sua saúde no futuro.